28 de junho de 2011

FORTE? Vc já levou um murro meu?


Se tem coisa que me deixa enloquecida é quando chego numa loja e a vendedora diz que não tem roupa pra gente "forte" como eu. NOOOOOSSA! Que raiva! Forte? Já levou um murro meu filhinha? Queridinha? Heim, amor? Que raiva!

Mas queria falar hj justamente o contrario, queria falar sobre a cirurgia bariátrica. O conteud desta postagem foi retirado na integra do site CITO > clique aqui !


A obesidade é o aumento do peso corporal devido ao acumulo excessivo de gordura. É causada por vários fatores: genéticos, nutricionais, psíquicos, etc.
A melhor forma de avaliar a obesidade é através do IMC (Índice de Massa Corporal ), que é calculado dividindo o peso em kg pelo quadrado da altura (em m2).
Veja a tabela > aqui!



POR QUE OPERAR?

As repercussões da obesidade no organismo são variáveis em número e na intensidade de acordo com o valor do IMC. Está claro que quanto maior for este índice mais freqüentes e graves serão as doenças associadas à obesidade; assim, pessoas com IMC superior a 35 são mais sujeitas a doenças cardíacas e vasculares( infarto,varizes), diabetes, insuficiência respiratória, distúrbios metabólicos (hiperlipidemia), doenças da vesícula biliar (cálculos), doenças que afetam as articulações ( joelhos e coluna principalmente), distúrbios da menstruação (suspensão ou para mais), além de problemas psicológicos, desajustes sociais e familiares.
A obesidade mórbida está entre as principais causas de óbitos no mundo.
A taxa de mortalidade para obesos mórbidos é 12 vezes maior, entre homens com 25 a 40 anos, quando comparada a indivíduos de peso normal. Estima-se que em 2002 mais de 2,5 milhões de mortes por ano foram relacionadas ao sobrepeso, 220 mil por ano na Europa e mais de 300 mil por ano nos Estados Unidos. Neste país, o excesso de peso estaria relacionado com 14% de todas as mortes por câncer em homens e 20% nas mulheres. A perda de peso poderia prevenir aproximadamente uma em cada seis mortes por câncer, mais de 90 mil por ano. Na América Latina é provável que 200 mil pessoas morram anualmente em decorrência das co-morbidades relacionadas à obesidade.
Estudos clínico-epidemiológicos sobre a obesidade têm enfatizado a associação entre peso, morbidade e mortalidade. Segundo a Organização Mundial de Saúde, à medida que ocorre o aumento do IMC, aumenta o risco de co-morbidez, como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, apnéia do sono, doenças cardiovasculares, artropatias, colecistopatias e câncer.
Valores elevados do IMC são associados com os maiores índices de mortalidade.
Em 1991 foi publicado um consenso de especialistas nos Estados Unidos, que indicaram a cirurgia como melhor alternativa para a obesidade mórbida. Em 2000, um estudo europeu mostrou que praticamente todos os obesos mórbidos submetidos a tratamento clínico e seguidos por 10 anos não conseguiram a manutenção da perda de peso. Ao contrário, as cirurgias obtiveram excelentes percentuais de bons resultados. 

INDICAÇÕES                 CONTRA - INDICAÇÕES

Quem fez, não se arrepende. Claro que tem algumas restrições, mas MAIS RESTRITO que a vida de gordinho IMPOSSÍVEL!
 

MAIS UM POUCO DISSO




Bj no coração

Nenhum comentário: